É a escolha dos meus sonhos? - vida universitária

Não sei se consegui responder as minhas expectativas, mas está aí o começo da minha nova vida.


Hoje, assim como todos os dias desde o ano passado, parei para pensar: Será que essa escolha é a 'adequada' para a minha vida?
Essa escolha é nada a mais e nada a menos do que a escolha profissional. Pois é, como sabem, ou não, semana que vem começarei a faculdade de Arquitetura e Urbanismo (pela Puc, particular, enfim, tem nome e pode ser boa tanto quanto uma federal). Comecei a fazer uma retrospectiva: quando foi mesmo que decidi que essa seria a escolha pro resto da minha vida? Contarei.
No 1º colegial comecei a me encantar por publicidade - "Poxa, que maneiro , vou fazer publicidade e propaganda. Farei propagandas, e não das básicas, elas farão parte de comerciais no canais famosos." Era assim, desde o flyer de uma festa até a música daquele comercial famoso que virou modinha. Até aí tudo bem, o sonho de qualquer publicitário é sim fazer sucesso, e muito.


Tá Carolina, e daí, você escolheu Arquitetura e não Publicidade, conta aí quando você escolheu ser arquiteta.
Bom, quanto a isso, não me lembro exatamente quando mudei completamente os meus planos do 1º colegial. Acho que essa paixão por conforto, por arte e tudo mais me fez mudar completamente de opinião. Quando vejo um cantinho super fofo, tranquilo, bem arrumado (completamente diferente do meu, mas enfim...), eu sei que essa é a escolha correta. Aí aquela vez que eu dizia "poxa, que maneiro, vou fazer fazer publicidade e meus comerciais serão famosos" eu vejo que do nada eu digo: "poxa, adoro o LarDoceLar, manhê, quem sabe um dia eu serei a arquiteta do programa." É, quem sabe um dia, nada melhor do que sonhar e ter a vontade de crescer, não é?




Mas e aí, eu estudei muito pra passar no vestibular? 
Não muito, de verdade, aliás, o que eu fazia era prestar atenção na aula, pelo menos no 3º colegial, achei que seria o suficiente, mas... não foi. Vi aquela vontade enorme de ser independente e começar logo a me realizar profissionalmente indo por água a baixo, pelo menos para o 1º semestre de 2012. Me matriculei no cursinho daqui da cidade e aí sim comecei a estudar. Claro, não fiquei na paranóia de não ter mais vida social para estudar. Apenas, estudava durante a semana e nos finais de semana saia com meus amigos e quase todos. 
E aí? PASSEI! Sei que se eu estudasse mais e mais meio ano de cursinho eu poderia sim ter chances maiores de passar em uma federal. Mas acho que pelo fato de fazer uma faculdade boa, decente, e perto da minha cidade, basta. Semana que vem, dia 1º será meu primeiro dia de aula. Se estou ansiosa? IMAGINA! Aliás, quem não estaria né?

E se essa 'É a escolha dos meus sonhos?' Bom, se é mesmo eu não sei, mas como vou saber se não tentar? A decisão que eu tomei agora é importante e muito, mas ela só será refletida após a conclusão de todas as barreiras que enfrentarei, de todos os estudos e esforço para me realizar na profissão que escolhi. Não adianta querer ter todas as respostas agora, esforçarei para atingir o meu sucesso. Só sei que escolhi esse curso por amor e não por dinheiro, e isso, já me faz muito feliz.



Obs: Enquanto escrevia esse texto, o cantor Tomate publicou uma frase no twitter:
"Fazer aquilo que gosta, é LIBERDADE. Gostar daquilo que faz, é FELICIDADE!"



Não precisa nem de explicações né?

Me desafiei a começar aqui no blog a tag "Vida Universitária". Contarei se estou gostando do curso, os problemas, a convivência com pessoas de outro curso. E lá no blog Morando Sozinha, eu vou ter um Diário sobre a minha experiência em morar sozinha. Espero que acompanhem e gostem :)

5 comentários. Comente aqui :):

  1. Olá Carolina!
    Super lindo seu blog!
    Queria te contar que: Arquitetura nunca foi meu maior sonho, e eu saí do terceiro colegial ainda perdida de qual curso escolher. Fiz dois anos de cursinho, tentava medicina e um dia percebi que não seria feliz neste curso, então fiquei mais perdida ainda.Passei em Nutrição em duas faculdades, mas não quis fazer matricula. Mais um semestre de cursinho e eu decidi tentar a arquitetura, porque trabalho com artesanatos, e todo mundo me falava que eu tinha jeito para arquitetura.
    Entrei e em dois meses eu me encantei pelo curso. Não tinha uma matéria que eu não gostasse. Fiz um ano em uma cidade e transferi para outra faculdade no segundo ano. Na transferência eu voltei para o primeiro período, mas a nova faculdade eu formaria em 4 anos. Acaba que formarei em 5, com o primeiro ano que eu já havia feito!
    Estou no entrando no 4 semestre, mas já estudei 5 com o primeiro ano em outra cidade. Posso te falar que o curso é maravilhoso. Tem muita aula pratica e isso é o que eu mais gosto! Adoro desenho arquitetônico.
    Mas já vou te contando: prepare para virar noites e noites projetando e conviver com uma correria com os trabalhos. Por mais que a gente organiza, eles acumulam. Muitos falam: acabou sua vida social: Mas na verdade somos brasileiros e sempre arrumamos um jeitinho, não é verdade?
    Quero acompanhar essa sua vida universitária, e sempre que precisar, conte comigo!
    Beijos Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Carol (xará heheh) seu blog é lindo demais!! Eu adorei seu texto! Ano que vem também irei morar sozinha, não vejo a hora, mas tenho super medo sabe? Ficarei de olho na sua experiência. Beijos e MUITA BOA SORTE (:

    www.estilosdecarol.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou no 1º colegial. Comecei esse ano a estudar no cefet, que é um centro federal de educação tecnológica. Faço curso tecnico de Redes de Computadores, e escolhi esse curso pois pensei que seria uma boa experiencia para adquirir antes de ir pra faculdade, ainda mais que pensava em fazer o curso de sistemas de informação. Mas agora eu paro pra pensar e me pergunto se é realmente isso que eu quero. Não sei se eu realmente quero fazer sistemas e essa dúvida tem me incomodado muito. Não sei se vou mudar de opinião ate a hora do vestibular, mas espero que até lá eu saiba o que quero fazer de verdade. Já pensei em arquitetura também, mas ainda penso qual será minha melhor escolha. Dificil decisão, mas é preciso ser tomada um dia né? :) Boa sorte nessa sua nova etapa, desejo que dê tudo certo pra você. :)
    *Adorei seu Blog, e já estou seguindo.

    Beijos e boa semana.

    http://mmeninices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já estou na faculdade, em meados do curos e confesso que é uma escolha super dificil. É complicado você decidir algo que queira para o resto de sua vida. Você vai ter que se dedicar, alem da parte financeira você estara investindo o seu tempo. Então é preciso ter muito cuidade na hora de escolher.


    Ah, convido para participar do sorteio que está rolando na minha pagina no facebook, de um cardigã. É só clicar nesse link que tem tudo explicadinho (não é virus, pode ficar tranquila): http://www.facebook.com/Euquerovoce/app_154246121296652?ref=ts


    beeijos e adorei o post!

    ResponderExcluir
  5. Eu também tinha mil e uma duvidas na cabeça antes de começar fazer faculdade, então optei por Engenharia, e estou amando *--*

    Boa sorte para você
    Beijos

    ResponderExcluir